Transporte Público é assunto de Sessão

por Administrador publicado 06/03/2018 12h00, última modificação 14/03/2018 16h47
No pequeno expediente da Sessão de hoje, 06 de março, fez uso da palavra o primeiro orador inscrito, Sr. Vereador Fábio Frank, esclarecendo informação acerca de repasse não recebido pela prefeitura por parte do Governo estadual para custear o transporte público estadual. Afirmou que das 10 parcelas que seriam repassadas por parte do Governo ao município, somente 4 foram recebidas, frisou que a empresa prestadora do serviço necessita do recurso para efetuar pagamento dos motoristas, realizar manutenção dos transportes, bem como pagar o combustível. Afirmou que o Governo, através da Secretaria de Educação Estadual, atrasou o pagamento, por isso a informação prestada foi de que o serviço não mais seria prestado a partir de amanhã, no entanto, o Deputado Gustinho Ribeiro entrou em contato com o Secretário Estadual solicitando o pagamento de mais uma das parcelas para que desta forma o transporte público escolar permaneça sendo prestado, afirmou que a solicitação do Deputado foi aceita, não mais haverá paralização do transporte escolar.

2.jpg

Em seguida, comentou sobre informação recebida acerca de denúncia contra a prefeitura, realizada por um empresário da cidade, explicou que o empresário citado realizou a denúncia alegando que não recebeu da prefeitura o documento referente à liberação da vigilância sanitária para o funcionamento de seu empreendimento. O Sr. Vereador Fábio Frank afirmou que na data de liberação o mesmo não recebeu o documento porque o funcionário responsável pela entrega estava doente, disse que no dia de ontem o empresário citado chegou à Secretaria um pouco agressivo sem saber que sua documentação já estava pronta, o mesmo recebeu sua documentação de acordo com o exigido pela fiscalização sanitária.

3.jpg

Em seguida, fez uso da palavra o segundo orador inscrito, Sr. Vereador Washington da Cruz, comentando sobre a falta de alguns parlamentares na comemoração de seu aniversário, agradeceu a todos que compareceram. Informou que solicitou a ativação de poço no Povoado Mariquita já que o poço localizado na escola Chile secou.

4.jpg

Posteriormente, fez uso da palavra o terceiro orador inscrito, Sr. Vereador Josivaldo Alves, comentando sobre indicações de sua autoria as quais solicitam terraplanagem das estradas do Urubutinga, a qual dá acesso ao cemitério, bem como limpeza de canal localizado no Loiola e melhorias na avenida localizada atrás do Carne Assada, informou que, em virtude de chuvas e pedidos da população, realizou as solicitações mencionadas.

5.jpg

No grande expediente, fez uso da palavra da palavra o primeiro orador inscrito, o Sr. Vereador José Luís afirmou que o mesmo solicitou ao Deputado Gustinho Ribeiro solução, por parte da Secretaria de Educação Estadual, para o problema envolvendo o transporte escolar estadual, na oportunidade também cobrou melhorias nas estradas do Povoado Brasília, que dão acesso ao Município de Itaporanga. À parte, o Sr. Vereador Fábio Frank informou que nenhum outro deputado recorreu para solucionar a situação do transporte. Em relação à gravação feita pela deputada Goretti Reis, neste a deputada reclamou falta de coleta de lixo, informou que se a população coloca o lixo fora um dia antes é normal que ocorra a acumulação, afirmou que a coleta de lixo está sendo realizada, mas tem os dias específico para a coleta. À parte, a Vereadora Creusa Maria informou que caso fosse paralisado o transporte os estudantes seriam prejudicados, afirmou ser dever da União assegurar a educação, frisou as dificuldades dos motoristas quando não recebem seus vencimentos em dias.

9.jpg

À parte, o Sr. Vereador Clayton informou afirmou que o município depende diretamente do convênio estado para a realização do serviço voltado ao transporte escolar, inclusive o municipal, afirmou que a situação é um alerta.  Retomando a fala, o Vereador José Luís demonstrou gratidão por ter sido iniciada, no dia de hoje, obra da quadra de esporte do Povoado Brasília, afirmou estar feliz e satisfeito com o desenvolvimento do povoado Brasília, obras sendo iniciadas e concluídas proporcionando melhorias para a região.

Em fala pessoal o presidente informou que em relação ao transporte público informou que se estado fosse realizar o pagamento dos transportes públicos estaduais independente do município iria pagar aproximadamente o triplo do que é pago conveniado com a prefeitura.

8.jpg

Na sequência, fez uso da palavra o segundo orador inscrito, Sr. Vereador Josivan Rodrigues comentando sobre a precariedade na segurança pública no município informou que no município quem for assaltado depois das 18h não poderá, no mesmo dia, prestar boletim de ocorrência. Informou que estará ligando, logo mais, para o vice-governador solicitando para melhorias para o município em relação à segurança pública. Informou que já está na hora de ser realizado um novo concurso público para a guarda municipal. À parte, o Vereador Clayton informou que realmente já está na hora de um novo concurso público na área da segurança, principalmente para aguarda municipal.

10.jpg

À parte, o Vereador José Jenilson comentou sobre assaltos ocorridos no município e a necessidade de ser cobrada melhorias na segurança pública.

7.jpg

À parte, a Vereadora Marta Maria informou que já foi, juntamente com José Jenilson Alexsandro e demais vereadores, cobrar à Secretaria de Segurança Pública Estadual para melhorias na segurança. Afirmou que atualmente as pessoas andam nas ruas com temor de quem se aproxima, principalmente de moto. Informou sobre assalto realizado por assaltante que estava usando farda da empresa Maratá. Retomando a fala, o Sr. Vereador Josivan Rodrigues comentou sobre a necessidade de somação com todos os deputados, deixando o partidarismo de lado. **

Logo após, fez uso da palavra o quarto orador inscrito, Sr. Vereador José Jenilson informando que, segundo Dona Elvira, o posto médico do povoado Brasília tem dois diretores . Afirmou que pela forma que o vereador José Luís fala parece que o povoado brasilia é um paraiso*.Logo após, comentou sobre o recurso do MAC, recurso destinado ao hospital e maternidade, informou que pela forma que o prefeito Valmir se  referiu ao recurso em relação à 2020, o mesmo será retirado. Afirmou que temos que ficar preparados para o pior. Comentou sobre a greve que seria realizada pelos servidores do poder legislativo. Em seguida, comentou sobre conversa com o deputado Fábio Reis acerca de diversas obras paralisadas no município, unidade básica de saúde, calçamentos no Loiola, quadras de esporte, , obras com o recurso do Deputado Fábio Reis estão paralisadas, por motivos políticos as mesmas não são prosseguidas. Solicitou que todos se somem em busca do melhor para o município.

Posteriormente, fez uso da palavra o quarto orador inscrito, Sr. Vereador Fábio Frank, o qual cedeu a parte ao Vereador Gildásio Pereira, informou que quando esteve em Brasília visitou o deputado Fábio Reis, ressaltou recurso destinado pelo Deputado Fábio Reis para calçamentos no município, informou que melhor seria se o recurso fosse destinado via Prefeitura devido aos impostos a serem recebidos. Retomando a fala, o Vereador Fábio Frank comentou sobre obras paralisadas, ressaltou o centro de iniciação esportiva localizado na Matinha, obra iniciada em gestão anterior sem a devida autorização da Adema, motivo pela qual foi paralisada e o município multado em 50 mil reais. Comentou sobre o Campo do Taticão, obra realizada com recurso destinado pelo deputado Fábio Reis.

Em seguida, fez uso da palavra o quinto orador inscrito, Sr. Vereador Clayton Moore comentando sobre morosidade por parte da prefeitura para liberar alvará ao Empresário Éric Bispo, informou que o mesmo denunciou a prefeitura e que após nota emitida pela infonet o alvará foi concedido. Afirmou que o prefeito não é dono do município. Em relação a situação dos servidores da casa, foi informado que ficou acordado um projeto de lei , porém verificará o projeto em relação á privilégios a serem dados a alguns funcionários.

Nada mais havendo a ser tratado, o Sr. Presidente declarou encerrada a presente sessão convocando a próxima para o dia 08 de Março do corrente.