Agentes de saúde do Município lotaram o Plenário nesta terça-feira

por Administrador publicado 07/11/2017 12h00, última modificação 08/11/2017 14h04
Na sessão desta terça-feira, 7, o primeiro vereador a usar a palavra do pequeno expediente foi Gilberto da Farinha, parabenizando a equipe do Lagarto Futsal Clube pela vitória conquistada no último sábado, enfatizando a comissão técnica e todos aqueles contribuíram direta ou indiretamente. Posteriormente, comentou sobre requerimentos e indicações enviados à Prefeitura, que solicitam a modificação do nome de posto de saúde e do campo de futebol, localizados no Povoado Jenipapo.

16.jpg

A segunda oradora, Marta da Dengue, comentando sobre a indicação que solicita ao Deputado Fábio Reis e ao Governador Jackson Barreto, calçamento da estrada principal do Povoado Brejo no trecho entre o Bar de Chuca e o Parque das Palmeiras.

O terceiro orador, JC, discorreu sobre a determinação estabelecida pelo Prefeito Valmir Monteiro em relação às máquinas utilizadas pela Secretaria de Obras, que segundo informações, as máquinas somente poderão ser utilizadas em obras após a autorização do gestor. Por fim, comentou sobre indicação de sua autoria e subscrito pela colega Creusa do Oiteiros, que solicita melhorias das estradas do Povoado Crioulo.

A quinta oradora, Creusa do Oiteiros, parabenizou o Secretário de Obras, Noel Souza, pela forma como atende suas solicitações. Após, comentou sobre a necessidade de que se tenha paciência quando obras estiverem sendo realizadas em diversas regiões do município, para que máquinas permaneçam em determinada região sendo retirada somente após conclusão do serviço.

12.jpg

O sexto inscrito, JC, comentou sobre a vitória do Futsal Lagartense, na Copa TV Sergipe, afirmou que o povo de Lagarto mostrou seu compromisso com o esporte, parabenizou o Secretário Rafael pela realização do campeonato. Na sequência, comentou sobre o falecimento da gerente do Caps Janete, pessoa dedicada, atenciosa e companheira.

14.jpg 

O sétimo orador inscrito, Clayton Moore, também parabenizou o lagartense pela conquista obtida na Copa Tv Sergipe. Logo após, comentou sobre gastos em obras no município, como a reforma da praça do Loiola e na construção de rampas para deficientes em espaços públicos. Questionou a finalidade do prefeito, se obtenção de lucros ou o desenvolvimento do município.

10.jpg

 

Na ordem do dia, foram submetidos à discussão os seguintes Projetos de Lei:

- O de nº 65/2017, de autoria do Carlos Eduardo Pereira de Santana, denomina posto de saúde Daniel Irenio dos Santos no povoado Pau Grande;

- O de nº 66/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que revoga a Lei nº 510, de 14 de Maio de 2013, que autoriza o Poder Executivo a doar, à União Federal - Ministério Público Federal/Procuradoria da República no Estado de Sergipe, o imóvel pertencente ao Município, localizado na Rodovia SE -270, na cidade de Lagarto;

- O de nº 67/2017, do Poder Executivo Municipal, que autoriza o município a firmar convênio com o Hospital Universitário de Lagarto –HUL, para apoiar a implantação e o funcionamento do programa de residência médica em clínica médica; instituindo normas para a concessão e pagamento de ajuda de custo para médicos residentes vinculados ao mesmo programa.

- O de nº 68/2017, do Vereador Joselmo Simões, que denomina ruas: Maria dos Santos, Antônio Conselheiro e José Eronildes dos Santos, no Bairro Horta;

- O de nº 70/2017, do Poder Executivo Municipal, autoriza o Poder Executivo, a promover e realizar repasse financeiro para o Consórcio Público de Saneamento Básico do Centro-Sul Sergipanos - Conscensul.

8.jpg 

No grande expediente, o primeiro inscrito foi Gilberto da Farinha, falando sobre indicação que solicita reposição de lâmpadas e terraplanagem nos povoados Jenipapo, Araçá, Quirino, Mata da Madeira.

O segundo vereador, Alexsandro Carvalho, teceu comentários sobre o retorno dos Jogos Estudantis, informando também sobre o primeiro Campeonato AD a ser realizado na Colônia Treze. Afirmou que já foram convocados os médicos e demais profissionais de saúde que prestarão serviços no Hospital Regional de Lagarto. Logo após, comentou sobre a parceria com a Prefeitura na retirada do gramado do Paulo Barreto, afirmando que o gramado novo foi obtido através de recursos próprios de Diego Costa.

6.jpg

A terceira inscrita, Marta da Dengue, parabenizou os agentes de saúde, ressaltando Virgínia pela coragem da mesma em se expressar. Através de reprodução de vídeo em sessão, expôs a situação precária da saúde no Estado de Mato Grosso, informando que situação semelhante vem ocorrendo em todo o país, por motivo de irresponsabilidade de gestores que fazem promessas para se eleger e depois não cumprem. À parte Fábio Frank afirmou entender as reivindicações dos agentes de saúde, bem como, compreender os trabalhos por eles realizados, mas que também é informado que as prefeituras vêm passando por dificuldades nos últimos meses. “No início do ano a economia melhorando, o Governo Federal efetuando os repasses, porém, infelizmente, a partir de agosto, houve a queda de recursos gerando dificuldades financeiras para o município, mas mesmo assim até o momento nenhum salário foi pago com atraso.

15.jpg

O quarto e o último vereador a usar a tribuna foi JC, afirmando que o motivo da reivindicação dos agentes de saúde é receber o que eles receberam no final de 2016.