Atendendo solicitação do presidente Ibrain Monteiro, diretor da Agência Reguladora faz explanação na Câmara
O segundo orador, JC, esclareceu que o assunto comentado por Fábio Frank, afirmou que o Deputado Fábio Reis não autorizou a publicação da nota referente ao Prefeito Valmir Monteiro. Dando continuidade, comentou sobre o projeto de lei de sua iniciativa, que denomina Escola Municipal José Gaudêncio dos Santos, localizada no Povoado Tanque e afirmou que o projeto já passou pelas comissões. Também informou que foi solicitado pela família do Sr. Gaudêncio que fosse marcado o dia em que o projeto seja submetido à votação final, para que possam comparecer e, pessoalmente, agradecer a todos os vereadores. Posteriormente, solicitou união por parte dos parlamentares para que eles recorram à autoridade competente para solucionar diversos problemas no município, frisou a atual situação de lagartenses que perderam a aposentadoria, vítimas de fraudes e precariedade dos serviços prestados pelo Ciretran de Lagarto.
Em fala pessoal, o Presidente Ibrain Monteiro informou que, durante entrega de casas do João Almeida Rocha, foi procurado por uma Senhora, que afirmou que durante sua gestação, por negligência da maternidade, a criança permaneceu na barriga por tempo superior ao necessário, ultrapassando os nove meses de gestação. Através de foto, foi exposta a situação que a criança se encontra. Foi solicitado, por parte de Ibrain aos demais vereadores, a averiguação das informações prestadas.
O terceiro orador, Baiano do Treze, parabenizou o Prefeito pelo evento realizado na Colônia Treze, desfile cívico, reinauguração dos Correios, entrega de um veículo no Povoado Açuzinho que auxiliará a população local. Afirmou também que a Colônia Treze possui mais de 30 mil habitantes, mas não é melhor que os demais povoados, porém, merece tratamento diferenciado.
O quarto orador, Gilberto da Farinha, afirmou que a reforma da praça está sendo feita a passos lentos, ressaltando a necessidade de conclusão da obra, tendo em vista eventos a serem realizados no povoado.
O quinto inscrito, Alex Dentinho, informou que em entrevista Renatinho do Treze, secretário-adjunto de Meio Ambiente, afirmou que o vereador e o ex-prefeito Cabo Zé deveriam devolver o dinheiro dos feirantes, em contrapartida o Vereador Alexsandro afirmou que procurou os meios legais para solucionar a questão. Posteriormente, informou que esteve presente, juntamente com os Vereadores JC, Marta Maria e Washington da Mariquita, em Tobias Barreto, que recebeu um carro-pipa, através do Governo Federal, na oportunidade foram assinados convênios de algumas representações do bolsa-família. Também foi solicitado pessoalmente ao Secretário do Estado de Justiça Benedito Figueiredo o Getam e Gati para Lagarto, informou que será marcada para a próxima semana uma reunião na qual será debatida a sua solicitação.]
Na ordem do dia, foram aprovados os seguintes Projetos de Lei:
- O de nº 45/2017, (redação final) de Itamar Santana, que dispõe sobre a Semana Municipal de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Lagarto;
- O de nº 47/2017, (segunda discussão) de JC e Ibrain Monteiro, que denomina Escola Municipal José Gaudêncio dos Santos, localizada no Povoado Tanque. Em discussão, JC afirmou que foi procurado pela família, que solicitou que seja encaminhado convite para a família do Sr. Gaudêncio para que a mesma possa comparecer na votação em redação final;
- O de nº 54/2017 (segunda discussão) de Alex Dentinho, que institui a "Semana Municipal de Segurança Pública" em Lagarto. Em discussão, o autor afirmou que será uma semana de grande importância para o município, na qual serão realizadas palestras. Josivan Rodrigues parabenizou o vereador pela iniciativa;
- O de nº 56/2017 (primeira discussão) de JC, que denomina Praça José Bispo dos Santos, no Povoado Tanque. Em discussão, o autor agradeceu a oportunidade concedida para escolha do homenageado.
Na sequência, em atendimento à solicitação do presidente Ibrain Monteiro, fez uso da palavra Fábio Henrique, diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Lagarto – Agrespul, explanando acerca do funcionamento e as ações desenvolvidas pela mesma. Durante a explanação foi aberta a oportunidade para que os parlamentares presente pudessem expressar seus questionamentos referentes ao tema debatido.