Câmara aprova projeto de lei que institui o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

por Administrador publicado 26/09/2017 10h00, última modificação 28/09/2017 19h34
No pequeno expediente, da sessão dessa terça-feira, 26, o primeiro vereador a usar a tribuna foi JC, afirmando que o secretário Noel Souza lhe informou da mudança do engenheiro da MRM. Solicitou, então, que o Poder Legislativo reenviasse requerimento para que o atual engenheiro compareça em sessão, tendo em vista a atual situação da cidade da com a obra de esgotamento sanitário realizada pela empresa citada e disse que devem ser cobrados da empresa os prejuízos por ela deixados.

 1.jpg

O segundo inscrito, Clayton Moore, solicitou que seja reduzido à termo o seu requerimento que tem objetivo a presença do responsável para que seja esclarecida situação envolvendo do Vereador Fábio Frank, quanto ao horário e suas atribuições realizadas como coletor de lixo do município. Pediu, ainda, que todos os parlamentares comprometidos com a verdade votem a favor da sua solicitação.

2.jpg

O terceiro Vereador, Gilberto da Farinha, parabenizou o Pároco do Povoado Jenipapo pela realização da primeira cavalgada de Nossa Senhora das Graças, evento que mesmo com chuva foi realizado sem problemas, estendendo os parabéns a todos os colaboradores do evento.

3.jpg

O quarto inscrito, Josivaldo dos Brinquedos ressaltou a importância da luta em prol das pessoas com deficiência, afirmando que todos são iguais em direito, devendo haver respeito entre as pessoas.

4.jpg

Em fala pessoal, o Presidente Ibrain Monteiro informou que o Prefeito Valmir Monteiro está em Brasília, com uma grande esperança de obter recursos para beneficiar a população lagartense. “O deputado federal André Moura conseguiu 73 milhões em emendas parlamentares impositivas diretas; e após esta notícia por telefone, o Prefeito foi até Brasília e caso ocorra o esperado, será obtido recurso para realização de calçamento de todas as ruas do município de Lagarto, obra estimada em 83 milhões.

5.jpg

Na ordem do dia foi aprovado o Projeto de Lei nº 64/2017, de Josivaldo dos Brinquedos, para o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência.

No grande expediente, usou primeiramente a palavra JC, pediu esclarecimentos ao Presidente em relação à declaração feita pelo mesmo em relação aos 83 milhões de emendas mencionados. Criticou afirmação feita pelo Presidente, quando este se referiu ao Deputado Fábio Reis como um golpista, ressaltando obras atualmente realizadas através de recursos obtidos pelo Deputado.

À parte, Ibrain Monteiro afirmou que faz das palavras do colega Josivaldo as suas palavras: “não saiu um real do Deputado Fábio Reis, mas sim do Governo Federal”, disse categoricamente.

Ibrain Monteiro esclareceu, ainda, sobre  a situação referente ao Residencial do Minha Casa, Minha Vida no Bairro Alto da Boa Vista. “Estas casas ainda não tinham sido entregues porque foi assinado um TAC entre o ex-prefeito Lila Fraga e o Banco do Brasil, em que ficou acordado que a entrega do residencial somente seria realizada com o calçamento da sua estrada”, informou. “Mesmo o município não tendo recursos para fazer a pavimentação, o Prefeito Valmir com sua sensibilidade e forma de administrar fez um novo TAC com o Banco do Brasil e ficou acertado um paliativo de saneamento básico para a entrega das moradias no dia 20 de outubro”, concluiu.

O segundo orador, Clayton Moore, discorreu acerca de evento realizado na Faculdade Ages, no qual Fábio Frank, vice-presidente do Poder Legislativo, esteve no evento representando os parlamentares. “Na ocasião diversas pessoas questionaram acerca da situação envolvendo o Vereador Fábio Frank. Posteriormente, reivindicou a formação de uma comissão especial com o objetivo de que seja julgada a situação do colega. Comentou, ainda, sobre a publicidade, através de uso de adesivos, em veículos a serviço dos órgãos públicos municipais, evitando desta forma o uso indevido dos mesmo, bem como auxiliando a população no combate  a irregularidades no uso destes veículos oficiais.

À parte, Alexsandro de Carvalho afirmou que em situação semelhante ocorrida na capital sergipana providências foram tomadas.

6.jpg

O terceiro inscrito, Alex Dentinho, afirmou que já recebeu diversas mensagens referentes ao calçamento do residencial, e que acredita ter sido uma falta de respeito a localização do residencial, tendo em vista as condições dos proprietários.

8.jpg

À parte, Creusa do Oiteiros comentou acerca da necessidade de fiscalização em relação à doação das casas, tendo em vista que muitas pessoas ganham e já possuem casa própria, adquirindo para vender posteriormente.

À parte, Marta da Dengue afirmou que não somente deve haver fiscalização por parte dos bancos financiadores, mas do Poder Público também.

Retomando a fala, Alex sugeriu que antes que seja feita a entrega do residencial, os parlamentares possam fiscalizar a situação.

À parte, o Presidente Ibrain solicitou consciência por parte dos parlamentares em relação ao calçamento do residencial, pois a prefeitura, no momento, não possui os recursos necessários. Em relação à situação envolvendo o Vereador Fábio Frank, afirmou que não houve nenhuma atitude de sua parte porque não chegou nada por escrito, somente verbal.

7.jpg

O quarto Vereador, José Luís, agradeceu ao Presidente e ao Secretário da Cultura, da Juventude e do Esporte, Rafael Monteiro, pela colaboração para realização da cavalgada de Nossa Senhora das Graças. Comentou também  sobre sua solicitação à Secretaria de Obras, em benefício dos moradores do Moreira, que são a melhoria nas estradas daquela região. “Também estive na estrada da Jueirana, e já foi feita a melhoria, assim como em outras serão assim que as chuvas cessarem.

O quinto inscrito, Gilberto da Farinha, comentou sobre críticas em gravações referentes a um Deputado (não mencionou o nome).

À parte, Marta da Dengue comentou sobre a crise, onde poderá ocorrer a demissão de funcionários e que na gestão anterior gratificações foram cortadas.

À parte, Creusa do Oiteiros, afirmou que mesmo não votando na Deputada Goretti Reis, reconhece as subvenções concedidas pela Deputada as quais auxiliaram a comunidade, através das associações.