Em virtude da ausência do Presidente Ibrain Monteiro, assumiu a presidência, interinamente, na sessão desta quinta-feira, 5, o Vereador Josivan Rodrigues

por Administrador publicado 05/10/2017 11h00, última modificação 05/10/2017 22h29
No pequeno expediente, o primeiro a usar a tribuna foi o Vereador Clayton Moore, comentando sobre seu requerimento que solicita a presença do músico Afonso Augusto para explanar sobre os projetos Sarau da Caixa d'Água e Som na Praça. Posteriormente, discorreu sobre a necessidade de uma ouvidoria no município tendo como objetivo estabelecer um canal direto da população com a prefeitura, para que desta forma, as atribuições do parlamentar não se resuma à indicações solicitando serviços públicos.

O segundo orador, vereador Alexsandro Carvalho, comentou que em reunião com moradores da Rua D, no Libório, observou a necessidade do seu calçamento. Em seguida, comentou sobre a possibilidade de máquinas para melhorias nas estradas localizadas no Limoeiro.

O terceiro inscrito, vereador Gilberto da Farinha, agradeceu aos colegas vereadores por ter colocado o requerimento no expediente do dia para que a Deputada Goretti Reis possa explanar acerca do Outubro Rosa, projeto de sua autoria. Posteriormente, discorreu sobre a reforma do mercado do Povoado Jenipapo, e sobre sua indicação que solicita terraplanagem das estradas e a reposição das lâmpadas dos povoados Jenipapo, Quirino, Araçá e Mata da Madeira.

O quarto inscrito, vereador JC, informou que em entrevista com o Secretário de obras Noel, solicitou melhorias na estradas do Limoeiro, disse que ainda há pendências relacionadas ao chafariz, caixa d´água e torneiras e afirmou que a união faz a força.

Na ordem do dia, foram aprovados os seguintes Projetos de Lei:

- De nº 63/2017 (em segunda discussão) de Alexsandro de Carvalho, que denomina de Rua Tadeu Teodoro da Silva, a atual Rua Limoeiro no Bairro Novo Horizonte. Em discussão solicitou aos demais apoio para aprovação do projeto de lei. Clayton Moore afirmou que está feliz em discutir o projeto e que é importante a discussão, ressaltou que para a modificação do nome de uma rua é feita duas ou três discussão, porém em se tratando de projeto de alteração do código tributário não ocorreu. JC afirmou que todos os projetos são importantes e devem ser valorizados também;

- O de nº 59/2017 (em primeira discussão), de Fábio Frank, que institui o Dia do Maçom. Em discussão, JC afirmou que votará a favor pela importância da Maçonaria.

No grande expediente, o primeiro inscrito, vereador Josivaldo dos Brinquedos informou que a ouvidoria do município já existe, porém, o vereador sabe os anseios da população e solicita através de indicação as necessidades da comunidade. Posteriormente, comentou sobre a importância de que seja averiguada as informações prestadas em sessão, evitando desta forma que inverdades sejam ditas em sessão. À parte, José de Carvalho afirmou que o município está em pleno desenvolvimento, e por isso são propagados “picuinhas”, ou sejam, boatos maldosos.

A segunda inscrita, vereadora Creusa do Oiteiros, informou que muitos pensam que o parlamentar é rico e que ela mesma já passou por muitas necessidades e que nunca participou de greve dos professores. Afirmou que seu objetivo é lutar pelas comunidades carentes, pelo município. Informou que estava de licença do trabalho efetivo, mas retornou às atividades por perceber que o salário de vereador não é o suficiente para manter as suas necessidades.

Ainda no grande expediente, o terceiro Vereador a usar a tribuna foi Clayton Moore comentando acerca de demissões ocorridas na prefeitura, nas quais algumas pessoas que foram demitidas eram indicações de vereadores e questionou o retorno dos demitidos em janeiro. Se a prefeitura economizará com as demissões, porque não ter sido feita através da diminuição do salário do prefeito, secretariado e dos vereadores, mas que a prefeitura tem que funcionar e não ser agência de emprego.