Equipe de Ordem Pública participa de Sessão da Câmara

por admin publicado 21/12/2012 10h15, última modificação 11/06/2015 08h55
O secretário Kércio Pinto e os demais diretores aproveitaram a oportunidade para dar esclarecimentos à população quanto à segurança pública.

Requerida pelo vereador Pedrinho da Telergipe (PR), a equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania da prefeitura de Lagarto esteve na câmara de vereadores, na sessão desta terça-feira (12), para responder às questões de segurança no município e apresentar publicamente as ações da secretaria.

Pedrinho abriu as falas da equipe agradecendo a presença de Kércio Pinto, secretário municipal, Gilson da Silva, diretor DTTU, Nelson Nascimento, diretor da Guarda Municipal, Arnaldo Silva, diretor administrativo, Júnior Ribeiro, diretor da cidadania e direitos humanos, e Capitão Silva, diretor da defesa civil.

"Está em boas mãos [a secretaria], resta ver os frutos. Vamos dar um prazo. Nós temos que mostrar os problemas e também esperar a solução", falou Pedrinho, pedindo mais calma na cobrança da população pelo pouco tempo de gestão.

img02

Kércio aproveitou para explicar a aceitação do convite em assumir a secretaria no município. "Eu tenho raízes aqui em Lagarto. E já estava no tempo de pensar mais na família", justificou Kércio, que trabalhava como secretário de estado de Segurança Pública no Rio Grande do Norte.

Lembrando que a secretaria de Ordem Pública está há 40 dias em funcionamento, ele esclareceu que a fase é de análise. "Estamos fazendo um estudo por técnicos e engenheiros de trânsito. Lagarto vai mudar radicalmente nessa esfera", garantiu o secretário.

Um ponto defendido pela equipe é a municipalização do trecho que vai do bairro Alto da Boa Vista até a Horta. Segundo o secretário, tal medida irá trazer benefícios quanto aos trabalhos dos agentes da DTTU e da Guarda Municipal, que poderão atuar na área, que hoje é de responsabilidade do estado.

Antes de finalizar sua participação, Kércio reconheceu o pequeno efetivo de GMs, mas destacou a importância de priorizar o crescimento da guarda. "A administração anterior deu o primeiro passo ao criar a Guarda Municipal. Cabe a nós ampliar e capacitar esses servidores", destacou.

Já para o diretor da GM, Nelson, a intenção também da secretaria é tornar a segurança municipal um dos pontos fortes da gestão. "O desafio é trazer para o município algo que não foi experimentado ainda. No nordeste nós temos um município que tenha abraçado fortemente a segurança urbana municipal", falou.

Uma das primeiras medidas, segundo o diretor, foi a implantação da guarda na feira. "Nós concentramos a GM e os agentes de trânsito segunda, quinta e sábado na feira. São duas duplas de GMs rondando pela feira a pé", disse.

A próxima sessão da câmara está marcada para esta quinta (14), no horário regimental.

img03

Fonte: Portal Lagartense