Itamar Santana toma posse na Câmara de Vereadores

por Administrador publicado 01/06/2017 12h00, última modificação 02/06/2017 12h05
Dando início à sessão do dia 1° de junho, foram convidados a compor a Tribuna de Honra: Marília Isabel, esposa do vereador Itamar Santana; Adriana Souza, representante do Prefeito da cidade de Poço-Verde, Igor Oliveira; o vereador João Fontes, da cidade de Boquim. Em seguida, Itamar Santana fez o seu juramento de posse como vereador.

Logo após, a presente sessão foi suspensa por cinco minutos para que os Parlamentares pudessem comparecer à posse do Secretário Municipal, Clayton Moore.

No pequeno expediente, usou a palavra primeiramente Fábio Frank, parabenizando a ação do último dia 31 de maio, da Secretaria de Saúde, junto à UFS e a Ebserh, viabilizando o atendimento de diversas especialidades médicas e ações preventivas à população. Também discorreu sobre a interdição, de forma ética, do Hospital Regional pelo Conselho Regional de Medicina, ocorrido na semana passada. "Embora sendo aliado do Governo Estadual, não sou obrigado a  coadunar com atitude do secretário Estadual de Saúde, Almeida Lima. Continuarei cobrando até que a questão envolvendo o Hospital Regional de Lagarto seja devidamente solucionada", disse.

O segundo a usar a tribuna foi recém-empossado Itamar Santana, falando sobre a trajetória de sua vida pública, em seguida sobre o Requerimento de sua autoria, através do qual foi apresentado uma moção de congratulações pela eleição dos novos membros da Academia Lagartense de Letras.

O terceiro orador, Zé do Perfume, agradeceu pelas palavras proferidas pelo Prefeito Valmir Monteiro ao seu respeito. Em seguida, comentou sobre a trajetória de sua amizade e vida política com o gestor, alegando que não irá abandonar seu amigo. Questionou, ainda, ao colega Washington da Mariquita a respeito de obras que o mesmo já tenha conquistado para a sua região.

Na sequência, Josivaldo dos Brinquedos, comentou sobre o partido PPS e, posteriormente, sobre a fala do Prefeito Valmir Monteiro, durante posse do Secretário Clayton Moore. Falou, ainda, sobre a possibilidade de que a Ecoterapia seja realizada no Parque de exposições.

Ainda no pequeno expediente, Washington, disse não ter nada contra o vereador Zé do Perfume e declarou que por ele ser representante do Prefeito deverá fazer cobranças para que as necessidades de sua região sejam atendidas.

O sexto orador, Gilberto da Farinha, afirmou que no Mercado de Aracaju foi concedido os boxes de forma gratuita, aos feirantes e sugeriu que em Lagarto seja feita da mesma forma, ou que ao menos o preço exigido seja acessível, haja vista a ausência de custos à Prefeitura para realização da reforma do Mercado Municipal.

O sétimo vereador, JC, comentou sobre a importância de existir oposição no município, afirmando que é através do contraditório que os erros são mostrados.

O oitavo inscrito, Josivan Rodrigues, comentando sobre a interdição do Hospital Regional disse ser injusto que o cidadão pague tantos impostos e não tenha acesso ao Hospital quando dele necessitar. Comentou, ainda, sobre a necessidade de reforma do Mercado da Colônia Treze.

Após fala de Josivan Rodrigues, o Alex Dentinho fez o Requerimento verbal, solicitando contrato jurídico da Câmara para que seja este fiscalizado pela comissão. Em oportunidade concedida, Gilberto da Farinha questionou acerca do auxílio-alimentação dos funcionários do Poder Legislativo que necessita ser regularizado, afirmando não saber por que que o Projeto que visava regularizá-lo ainda não foi sancionado.

A última a usar a tribuna, Creusa Maria, comentou sobre a compra, com recursos próprios, de manilhas que beneficiaram a população do Povoado Oiteiros. Após, discorreu sobre a situação de uma paciente da Maternidade Zacarias Júnior, que se encontra há sete dias com um feto morto na barriga.