Merenda escolar é um dos assuntos na Sessão desta terça-feira

por Administrador publicado 13/06/2017 11h00, última modificação 20/06/2017 19h43
Na sessão desta terça-feira, 13, a primeira a usar a tribuna foi Marta da Dengue, no pequeno expediente, discorrendo sobre sua indicação ao secretário de Obras Noel Souza, que solicitam reposição de lâmpadas e recuperação de estradas no Povoado Brejo, para a realização do Casamento Caipira na localidade.

Na sequência, usou da palavra o José Luis de Lima Gois, agradecendo ao secretário Noel e ao diretor de Iluminação Pública Lúcio Sales, pelo desempenho das suas funções: manutenção das estradas dos povoados Jenipapo e da Malvina e a reposição de lâmpadas. Agradeceu também ao deputado Gustinho Ribeiro por ter conseguido um poço artesiano para o Povoado Britinho.

O terceiro orador inscrito, Josivan Rodrigues, falou da sua indicação em que solicita a carreta móvel do Hospital do Câncer de Barretos para a Colônia Treze. Iniciativa esta que proporcionará o atendimento preventivo às comunidades que não possuem acesso a este tipo de serviço.

O quarto vereador, Alex Dentinho, comentou sobre sua solicitação: iluminação para o 7° Batalhão da PM. Comentou também sobre um empreendimento que será construído na cidade, em um terreno doado pela Prefeitura Municipal. Alex aproveitou a oportunidade para solicitar apoio dos colegas parlamentares para a realização da obra que beneficiará a população gerando empregos.

Na ordem do dia, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 28/2017, do Poder Executivo, que denomina de Tainah Santos de Jesus, a Unidade Municipal de Educação Infantil.

Após, Gilberto da Farinha requereu verbalmente um convite ao Sr Edilson para explanar o seu livro que retrata a história do Povoado Jenipapo.

No grande expediente, o primeiro orador, Itamar Santana, discorreu sobre sua visita à Escola Municipal Suécia, em virtude de uma denúncia do colega JC, que afirmava que nesta escola não havia talheres.

Contudo, em visita, constatou que não somente talheres mas também a merenda está em dias na escola mencionada. Em outra visita, juntamente com os vereadores Josivan, Josivaldo e Gilberto às escolas Maria Cândida e João Pedro, localizadas no Povoado Jenipapo, em ambas também havia merenda escolar, porém há a necessidade de reformas, sendo que elas já foram iniciadas.

A parte, Gilberto da Farinha asseverou que de acordo com informações fornecidas pela diretora da escola, não havia senão, arroz e carne moída como merenda escolar. Itamar disse que o prefeito tem compromisso com a educação e sugeriu que a nutricionista do município seja convidada pelo Poder Legislativo para informar se o cardápio está de acordo com o exigido e com o procedimento nutricional. Posteriormente, comentou sobre o resgate do São João de Rua, enfatizando o Arraiá da Rua Laranjeiras.

Na sequência, Itamar propôs que seja apresentado ao orçamento do município uma emenda para beneficiar entidades que representam culturalmente o município. Comentou, ainda, sobre homicídio ocorrido na feira do município e afirmou que o governador deixa a desejar em relação à segurança pública em Lagarto.

À parte Alex Dentinho afirmou que solicitou uma delegacia plantonista no município. Mas que o Poder Legislativo faça uma solicitação oficial de audiência com o governador, para que sejam discutidas questões concernentes da segurança pública.

Na sequência, Josivan Rodrigues comentou também sobre a segurança, ressaltando a situação atual dos universitários. Em seguida, comentou sobre a falta de incentivo à Citricultura. Comentou também sobre a importância da comissão da educação, que através de várias visitas verifica-se a situação das escolas.

O terceiro orador, Eduardo de João Maratá, comentou sobre a entrega de equipamentos pelo Deputado Fábio Reis ao Hospital Nossa Senhora da Conceição e sobre a forma como foi tratado pelo prefeito quando foi em busca de melhorias para os feirantes municipais. O Vereador afirmou que sempre que o mesmo solicita algo ao Prefeito é para benefício da população e não benefício pessoal. Também comentou sobre a situação dos feirantes afirmando que a parte do parlamentar tem que ser feita. Josivaldo, em parte concedida. afirmou ser a favor do povo.

O quarto vereador, Baiano do Treze afirmou ter mudado o discurso diante do exposto pelo vereador Carlos Eduardo, afirmando que os parlamentares não podem se submeter a esta situação e ficarem calados.

Ainda no grande expediente, a quinta oradora Creusa do Oiteiros comentou sobre a necessidade das entidades que representam o município terem ajuda para fazerem o seu papel. Expressou apoio à causa dos feirantes e informou que os parlamentares estão trabalhando em busca do desenvolvimento do município com respeito. Externou também elogios ao secretário Noel, afirmando reconhecer o que o município é extenso, e que mesmo assim a secretaria vem realizando suas atribuições.

Em sequência, JC demonstrou solidariedade à família da vítima de bala perdida em plena feira que ocorreu na última segunda feira. Finalizando sua fala discorreu acerca da lei orçamentária para 2018.