Novos e reeleitos fazem pronunciamento de abertura
A primeira sessão do quadriênio 2013-2016 da Câmara Municipal de Lagarto, na manhã desta terça-feira (19), contou com a participação dos 17 novos e reeleitos vereadores do município. Quase todos fizeram o seu primeiro pronunciamento no ano, agradecendo e fazendo previsões para os trabalhos na câmara.
Sob a presidência de Fraga da Brasília (PSDB) e com a presença do prefeito de Lagarto, Lila Fraga (PSDB), e de sua vice, Norma Dantas (PMDB), a sessão foi aberta e, logo de início, apresentou Projetos de Lei (PL) e Indicações lidos pela vereadora Marta da Dengue (PP), em maioria propostos por Pedrinho da Telergipe (PR) e Fraga.
Lila
Antes dos vereadores tomarem a bancada, o prefeito Lila falou aos eleitos e ao público, destacando, principalmente, o desenvolvimento da cidade e a importância do diálogo. "Lagarto em quatro anos terá 170 mil habitantes. É preciso se unir ao povo que está chegando a Lagarto. É um compromisso grande dos vereadores", falou.
O presidente da câmara aproveitou a cancha do prefeito para também destacar que "Lagarto está em desenvolvimento", para logo depois suspender a sessão por alguns minutos e apresentar a formação das comissões representativas.
Pronunciamentos
Pedrinho destacou a renovação da câmara em número de vereadores e novos eleitos. "A câmara está renovada não no sentido material, mas no sentido físico", declarou o vereador em relação às "novas caras" no legislativo municipal.
Já Érico Menezes (PSDB), o mais novo dentre os eleitos, aproveitou para deixar uma mensagem mais emotiva em relação, segundo ele, a descrença de muitos na sua eleição devido à sua juventude.
Um dos vereadores mais populares de Lagarto, Xexéu (PSD) foi mais descontraído em sua fala e avisou à população sobre seu desgaste. "Minha saúde não está boa depois de seis mandatos de vereador com quatro presidências na câmara. Também me botaram uma macumba por causa disso e tive até que ir para Bahia tirar ela", brincou. Ele deixou a presidência da casa depois de 16 anos.
Cláudio de Dona Leu (PP), líder da situação, aproveitou para agradecer a presença da imprensa na cobertura da sessão como a exemplo da transmissão ao vivo da TV Serigy na página do Portal Lagartense.
Cláudio também abordou um tema que, segundo ele, veicula nas rádios da cidade. "Muitos estão usando o termo 'amarelinho' para dizer que a administração será feita apenas para um grupo. Posso afirmar que isso é mentira", declarou o vereador ao se referir ao termo usado corriqueiramente no município em relação aos partidários do atual prefeito quando na campanha.
PLs e Indicações
Apesar de ser a sessão de abertura, os vereadores Fraga, Pedrinho e Joselmo de Antônio Simões (PSC) apresentaram Projetos de Lei e Indicações à prefeitura do município, antes do pedido de suspensão e adiamento para quinta-feira (21) das leituras por Cláudio, visando um melhor andamento da sessão.
Calçamento e esgotamento de ruas, inserção e troca de nomes de logradouro e do posto de saúde do povoado Açuzinho, semana de incentivo ao ciclismo, estatuto da juventude, criação do fundo municipal de cultura e do conselho municipal de proteção aos animais e a implantação de unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Lagarto foram algumas das matérias trazidas de início.
A próxima sessão está marcada para quinta-feira (21), a partir das 10h, na câmara municipal, localizada na Praça da Piedade, 97, no centro de Lagarto. É possível que quinta já haja o término da leitura das matérias e novos projetos apresentados pelos legisladores municipais.
Fonte: Lagartense