Prêmio Sílvio Romero e entrega de títulos de cidadania Lagarto marcam abertura do Encontro Cultural

por Administrador publicado 17/04/2018 19h00, última modificação 20/04/2018 22h24
Em abertura ao V ENCONTRO CULTURAL DE LAGARTO, tivemos na noite dessa terça-feira, 17, a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, no Povoado Santo Antônio. Foi a solenidade de outorga de títulos de cidadania lagartense e do prêmio Silvio Romero por ocasião das festividades em comemoração aos 138 anos de Aniversário da Cidade de Lagarto.

Após a formação da mesa presidida pelo vereador Ibrain Monteiro e com a presença do prefeito Valmir Monteiro, tivemos a execução do Hino Nacional e o de Lagarto pela Lira Popular. Logo após, em conformidade com a Resolução nº 193 de 2018, foi realizada a entrega de título de cidadania lagartense ao Sr. Carlos Magno Silva Santos, título entregue pelo Vereador Fábio Frank, autor da indicação, o qual fez uso da palavra externando peculiaridades inerentes ao homenageado e justificativas da honraria, o homenageado, por sua vez, agradeceu.

Semelhantemente foi feita a entrega, em conformidade com a Resolução nº 189 de 2017, do título de cidadania ao Sr. Carlúcio Alves Pereira, entregue pelo Vereador José Jenilson, o qual fez uso da palavra tecendo comentários acerca da justificativa de entrega da homenagem. O novo lagartense também externou sua gratidão pela homenagem recebida.

Na sequência, atendendo o disposto na Resolução nº 183 de 2017, foi realizada a entrega de título lagartense ao vereador José Carlos dos Santos (Zé do Perfume), o qual recebeu o título das mãos do presidente Ibrain Monteiro. O homenageado também usou a tribuna para agradecer a honraria.

A professora Mariana Emanuelle Barreto de Gois também recebeu o título de cidadania, de acordo com a Resolução nº 194  de 2018. Ao usar a palavra, fez um um breve relato histórico de sua vida, chegada ao município de Lagarto, bem como suas participações em benefício da cultura lagartense, finalizando, agradeceu a homenagem recebida através do título de cidadania . Após, Ibrain Monteiro falou acerca das participações da homenageada e consequentes benefícios para o município de Lagarto.

Logo após, a palavra foi franqueada à Professora Catarina da Costa Santos, que fez a apresentação do prêmio Silvio Romero. Em seguida, foi realizada a entrega de certificados:

In memoriam:

Padre Fernandes de Santana Santos;

Professor José Wilson dos Santos;

Valter Joviano de Santana Filho;

Adriana de Andrade Carvalho.

Após a outorga, fez uso da palavra a Professora Darticlea, que discorreu acerca do incentivo no desenvolvimento da cultura e cidadania proporcionado pela entrega da honraria. Em seguida, Fábio Frank discorreu sobre a simbologia das homenagens realizadas na presente sessão solene. Em seguida, o vereador JC comentou acerca das atribuições exercidas pela oposição nos dias atuais, parabenizou a todos os homenageados e a família do Sr. Artulino, Josias, conhecido no Povoado Santo Antônio.

Finalizando a sessão solene, o Prefeito Valmir Monteiro comentou sobre a homenagem realizada, sobre a escolha dos homenageados e a contribuição destes para o município de Lagarto. Posteriormente, comentou sobre o mercado municipal, valores de aquisição e os inconvenientes realizados por parte da oposição que prejudicaram o entendimento dos feirantes.