Professor Ismar Viana, técnico do Tribunal de Contas do Estado, palestra acerca da ética e o papel fiscalizador dos membros do Poder Legislativo
O segundo orador, JC, explanou sobre seu projeto que será analisado pelo departamento jurídico e colegas desta casa, para solucionar as questões dos feirantes do município.
O terceiro inscrito, Josivaldo dos Brinquedos, parabenizou os alunos do EJA da Escola Frei Cristóvão que demonstraram como se faz a colheita da mandioca. Em seguida, falou sobre o seu projeto que trata sobre o autismo, demonstrando a necessidade de aprovação. Finalizou sua fala mencionando necessidades dos moradores Conjuntos Loiola II e Jardim Campo Novo, que neste momento de chuva estão passando por dificuldades.
O quarto vereador, Fábio Frank, transmitiu a informação de que existem projetos do Poder Executivo para serem apreciados pela Câmara e que, a partir de agora, após as reuniões das comissões, solicitará que todos os colegas tenham cópias dos projetos, a fim de que tomem conhecimento do trata as matérias.
O quinto inscrito, Alex Dentinho, falou sobre o seu projeto que trata dos feirantes, em que solicita a análise e contribuição de todos os colegas, para que se encontre a melhor solução para ele e a população lagartense.
O sexto vereador, Gilberto da Farinha, também falou sobre os feirantes e lembrou a mesma situação que ocorreu quando da entrega dos boxes no mercado de Aracaju e que também poderá ser feito aqui em Lagarto. Outra questão apresentada foi acerca da situação da rodovia que liga Lagarto aos povoados Brasília, Jenipapo e Sapé, que está praticamente intrafegável por conta dos buracos.
O sétimo a usar a tribuna foi Josivan Rodrigues, comentando sobre algumas atitudes do Governo do Estado, que vem retirando funcionários de vários anos das unidades de saúde, e uma delas é na Colônia Treze. Também parabenizou a realização do Festival da Mandioca.
O oitavo inscrito, Marta da Dengue, solicitou que o Governo do Estado pare com as mudanças de lotação dos funcionários da saúde, porque quem perde é a população. Também comentou sobre a situação dos feirantes e parabenizou a organização do Festival da Mandioca.
O nono vereador, Baiano do Treze, afirmou que fica feliz com o desenvolvimento da cidade, a realização do Festival da Mandioca que está gerando renda e lazer para a população e também elogiou a postura do líder do prefeito na Câmara com relação a transparência e discussões antes dos projetos chegarem até o plenário.
O decimo inscrito, Washington da Mariquita falou sobre o trabalho que vem desenvolvendo e agradeceu ao Poder Executivo já que parte de suas indicações estão sendo atendidas.
Na ordem do dia, foi submetido à discussão o Projeto de Lei nº 14/2017, do Poder Executivo, para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2018, sendo aprovado.
No grande expediente, palestrou o advogado e professor Ismar Viana, técnico do Tribunal de Contas do Estado, acerca da ética e o papel fiscalizador dos membros do Poder Legislativo. Logo após a explanação, foi aberto o espaço para os vereadores fazerem as suas colocações e indagações, que foram prontamente atendidas pelo palestrante.