Apresentação do Plano Municipal de Educação 2015-2025 - Sessão do dia 09/06/2015

por Administrador publicado 09/06/2015 14h45, última modificação 03/12/2021 11h56
A sessão desta terça contou mais uma vez com a ocupação dos professores nas galerias.

sessao090615_2.jpgCom a ausência do primeiro inscrito, vereador Wilson Fraga, o Xexéu, (PSD), Pedrinho da Telergipe (PR) fez a abertura do grande expediente. Antes, cedeu o aparte ao colega Adson do Leite (PV) que fez um desabafo sobre seu descontento com o executivo, quanto a situação dos professores. Ele disse que perguntou ao secretário de planejamento William Fraga à quantas andava as negociações, mas só obteve como resposta que o processo já estava na justiça e nada mais.

Adson disse que se para um vereador aliado a resposta é fria de tal forma, imaginem para a categoria.

Pedrinho retomou a fala reforçando o protesto do colega Adson, já que a greve perdura desde o dia 18 de maio e não há um sinal de resolução.

Sobre o escândalo da merenda escolar Pedrinho comentou sobre a qualidade insatisfatória da merenda servida em uma escola do município a qual visitou de surpresa, mas preferiu não entrar em detalhes.

Desta vez citando citando o endereço disse que a Escola Inglaterra do povoado Quilombo está precisando de uma fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Educação, pois apesar da greve, há funcionários trabalhando na parte administrativa e a situação na cozinha e em outros setores da escola preocupa pela sujeira, "Soubemos que há ratos por toda a parte", disse o vereador.

sessao090615_4.jpg

sessao090615_3.jpgA fala de Pedrinho foi interrompida pela chegada repentina do vereador Xexéu que apresentando um nervosismo explicito, disse que precisava desabafar, e queria utilizar a tribuna.

Pedrinho lhe concedeu o aparte, no que Xexéu recusou, pois Pedrinho era parte do problema que ele precisava expor.

Encerrada a fala de Pedrinho e depois de muitas caras e bocas, tapas na mesa e copos de água seguidos. Xexéu teve o consentimento de Valmir de Carminho (PV) para utilizar cinco minutos de sua fala.

O vereador representante do povoado Jenipapo, deixou subtendido que estaria descontente com a presidente da casa Vereadora Marta, lembrando a ela que a apoiou e votou na mesma para estar na condição de presidente, mas que no entanto não está recebendo a consideração desejada nem as mesmas regalias comuns que outros colegas estariam tendo.

Xexéu disse que somente na próxima sessão (quinta- feira, 11) apresentaria o conteúdo de papéis que ele trazia em mãos e que para compreender a "gravidade" do problema não havia dormido na noite anterior, pesquisando leis e etc. Ele encerrou seu desabafo afirmando que "uma ditadura havia se instalado na câmara de vereadores de Lagarto".

Fábio Frank (PCdoB) em aparte parabenizou e resumiu a trajetória do mais novo advogado lagartense, Adriel Alcântara, assessor parlamentar do deputado estadual Gustinho Ribeiro. Fábio se diz uma orgulhosa testemunha do seu esforço desde o início dos estudos até a conquista da aprovação na OAB nesta segunda-feira, 8.

sessao090615_5.jpgEncerrada os discursos, o restante do grande expediente foi convertido em tribuna popular para a participação do professor Rogério, que representando a secretaria Municipal de Educação e comissão Cordenadora Municipal apresentou aos vereadores e público presente o Plano Municipal de Educação de Lagarto 2015-2025. Professor Rogério abordou os índices atuais e explicou as 19 metas pretendidas.

Houve interação tanto por parte dos vereadores quantos dos professores, principais interessados neste plano.

Alguns pontos foram contestados e ficou pré estabelecida uma nova audiência pública com profissionais da educação e legisladores interessados para definir a 20ª meta a ser inserida.

Na ordem do dia o requerimento de nº 042/2015 de autoria do vereador Enilton da Farmácia (PMDB) entrou em caráter de urgência. O requerimento pretende a doação para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) de um terreno de 9,5 tarefas localizado no povoado Colônia 13 para fins da construção de um Polo Industrial.

Em primeira discussão alguns vereadores manifestaram apoio, mas a maioria entrou em consenso de que a doação seja melhor planejada. Já que anteriormente foi anunciada a construção do Mercado Público no mesmo terreno. A votação foi adiada para a próxima sessão e ficou agendada uma reunião para as 15hs desta quarta-feira (10), com a presença dos vereadores, do pároco Padre Jodeclan juntamente com outras lideranças daquela comunidade.

sessao090615_6.jpg

sessao090615_7.jpg