Sessão Ordinária turbulenta nesta terça-feira, 17

por Administrador publicado 17/10/2017 12h00, última modificação 19/10/2017 09h19
Na sessão dessa terça-feira, 17, no pequeno expediente, o primeiro Vereador a usar a tribuna foi Gilberto da Farinha comentando sobre o suposto projeto, proposto pelo Executivo, que prevê a redução de salários do prefeito, secretários e vereadores e gastos com diárias e congressos. Informou que trará vídeo através do qual demonstrará a atual situação de ruas do Povoado Jenipapo e da cidade.

O segundo inscrito, Vereador JC, comentou sobre suas indicações que solicitam prestações de serviços ao município, ressaltando indicação que solicita reforma do abrigo de passageiros que fica localizado na Rodovia SE 170, nas proximidades da entrada do povoado Tanque; reposição de lâmpadas no Povoado Barro Vermelho, esta já realizada; e construção de vestiários ao lado do campo localizado também no Tanque. Comentou, por fim, sobre a situação precária da estrada do Povoado Crioulo.

O terceiro orador, Vereador Baiano do Treze, comentou sobre o calçamento de pistas na Colônia Treze e que procurará auxílio para viabilizar o andamento da obra. Posteriormente, comentou sobre a precariedade das ruas da Pururuca.

Na ordem do dia, foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei nº 57/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Lagarto, para o período de 2018 a 2021.

No grande expediente, o primeiro inscrito foi o Vereador Washington da Mariquita, comentando sobre as afirmações, nos últimos dias, da Deputada Goretti Reis, que o difamavam como oportunista e caronista. Em contrapartida, o parlamentar afirmou que não pediu nada à Deputada, mas ao Deputado Fábio Reis.

Posteriormente, criticou um áudio publicado pela Vereadora Creusa Maria que declara abrir mão de 30% de seu salário. “Não concordo com a declaração da colega, afirmou que é só a Vereadora, através de um ofício, declarar a informação prestada que o desconto será feito e a mesma contribuirá com o município. Posteriormente, afirmou ser contra a redução do salário do vereador e que, pelo trabalho diariamente prestado pelos vereadores, o salário deveria ser aumentado. À parte, o Vereador JC solicitou responsabilidade, por parte dos sites, em relação às afirmações supostamente feitas pelos vereadores sem antes consultar o próprio, para averiguar desta forma, a veracidade das informações antes de sua postagem. À parte, o Vereador Josivan Rodrigues afirmou que o Vereador foi infeliz em sua fala e declarou repúdio às suas declarações.

O segundo orador, Vereador Gilberto da Farinha, frisou a quantidade de diárias, congressos, materiais de escritório, combustível, entre outros gastos e que o presidente Ibrain Monteiro não é “parceiro” dos vereadores.

À parte, o Presidente Ibrain Monteiro afirmou que quando o vereador fala em ser parceiro é dar dinheiro ao vereador e isso, infelizmente, ele não tem como fazer, os que assim fizeram estão tendo que, através da justiça, devolver os valores devidos.

À parte, a Vereadora Marta da Dengue afirmou que se conversar com vereadores de Riachão dos Dantas, Simão Dias, Barra dos Coqueiros ficará sabendo que os mesmos tem direito à almoço, congresso e combustível. Afirmou a vereadora que somente a Câmara de Lagarto que não tem condições de “ajudar” os vereadores. Afirmou também que a transparência atual não é legal.

À parte, o Vereador Alexsandro Dentinho sugeriu que, através de provocação ao Ministério Público, seja verificada a legalidade das participações nos congressos, passagens de avião e presença dos participantes nos congressos.

A terceira oradora, Vereadora Creusa do Oiteiros, solicitou máquinas para a sua região, informando que nesta quarta as máquinas estarão na Pururuca, Oiteiro, Crioulo, Pindoba, dentre outras localidades da região. Em relação à redução de salário dos vereadores, comentado pelo vereador Washington, afirmou que essa é a sua opinião e que respeita a opinião dos demais. Disse, ainda, que foi informada que o prefeito iria reduzir em 30% o salário, e que concorda que a redução ocorra em outros cargos, tendo em vista a situação que o município está passando. Pediu desculpas aos vereadores pela opinião expressada, solicitando compreensão dos mesmos.

À parte, o Vereador Alex comentou acerca de diversas formas através das quais a Prefeitura e o Poder Legislativo poderiam reduzir os custos, frisando as gratificações, secretarias e locação de carros.

Retomando a fala, a Vereadora Creusa Maria informou que a redução mencionada seria pelo tempo em que a prefeitura estivesse passando pelas necessidades.

O quarto inscrito, Vereador Josivaldo dos Brinquedos, comentou acerca da importância da participação do vereador em congressos, e que quando o mesmo participa de capacitações obedece aos horários conforme determinado. Posteriormente, discorreu acerca de um questionamento feito a ele em relação às demissões ocorridas na prefeitura. “Não é da vontade do prefeito que funcionários da prefeitura sejam demitidos, mas há a necessidade de que a redução seja feita”, explicou.

O quinto Vereador, JC, comentou sobre o questionamento feito ao mesmo sobre a  possibilidade de redução do salário dos vereadores, ressaltou que contribui no dia-a-dia e que há vereadores que caso seja reduzido o salário passarão por dificuldades. Também falou sobre sua breve análise do portal da transparência e sobre participação do prefeito em congressos, em momento de crise financeira.