Severo D'Acelino fala sobre o Dia da Consciência Negra

por Administrador publicado 23/11/2017 12h00, última modificação 30/11/2017 10h13
No pequeno expediente da sessão do dia 23, o primeiro Vereador a usar a palavra foi Josivaldo dos Brinquedos, discorrendo sobre sua indicação de limpeza que possibilita melhor durabilidade da bomba instalada. Informou que procurou informações ao Secretário de Obras, Noel Souza, sobre a instalação da bomba, que informou que já estava sendo realizada.

O segundo inscrito, Fábio Frank, comentou sobre a denúncia relacionada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, informando que não deseja que a instituição seja fechada, mas que sejam organizadas as suas condições financeiras e resolva a sua atual situação. Informou que um dos médicos que faz atendimento na instituição está há cinco meses sem receber seus vencimentos. Posteriormente, referindo-se à informação prestada pelo colega JC na última sessão, acerca da marcação de exames no município, informou que o repasse feito pela gestão passada para o Governo do Estado provocou as dificuldades nas marcações de exames consequentemente prejudicando os munícipes.

À parte, JC afirmou que acredita que o vereador Fábio Frank está sendo ameaçado pela liderança e questionou os motivos pelos quais ele não informa sobre outras situações da Prefeitura Municipal, mas prefere falar apenas sobre a situação do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O terceiro inscrito, o presidente Ibrain Monteiro, falou sobre projeto de lei referente à Universidade Federal de Sergipe, acerca do Dia do Idoso, afirmou que em breve o projeto será submetido à votação.

A terceira oradora, Creusa do Oiteiros, agradeceu a todos os parlamentares que aprovaram o seu requerimento que solicitava a presença do Sr. José Severo dos Santos - Coordenador da Casa de Cultura Afro-sergipana. Em seguida, informou que as máquinas estiveram na última semana na região da Mariquita, ressaltando a importância de que o maquinário permaneça na região até que a obra seja concluída, evitando, desta forma, o desgaste da população e da máquina. Após, comentou sobre a atual situação dos transportes escolares, informando que segundo o Secretário de Finanças, Anderson Souza, ainda não foi feito o repasse por parte do Estado para o pagamento dos ônibus, frisando que parte do pagamento do transporte está em dias.

A quarta Vereadora, Marta da Dengue, informou que solicitou melhorias nas estradas no Povoado Brejo. Em seguida, comentou sobre o pedido de Acácia Ribeiro, para a reposição de uma lâmpada em frente a associação.

O quinto inscrito, Alexsandro Carvalho, informou que foi questionado pelo Governador sobre os serviços prestados pela Guarda Municipal e pelo Comandante Klébson Pinheiro e informou sobre solicitação feita para que o Getam e a Gati possa prestar serviço no município já que não foi possível a instalação da sede no município por falta de quantitativo de policiais.

O sexto inscrito, JC, informou que ficou surpreendido com o ânimo Fábio Frank no seu retorno à liderança, ressaltando o que foi exposto sobre a atual situação do Hospital Nossa Senhora da Conceição e afirmou não concordar com a atitude do vereador em ocultar o nome do médico que prestou as informações. Em seguida, comentou sobre a suspensão dos serviços de transporte. Dando continuidade, comentou sobre a explanação do engenheiro Alisson Silva, sobre a atual situação do matadouro do município e afirmou que o problema mencionado pelo engenheiro vem se arrastando há muito tempo e que os parlamentares devem discutir amplamente sobre essa situação. Quanto ao Mercado Municipal, informou que mesmo com o processo licitatório não houve a quantidade de compradores suficiente para que o mercado fosse aberto, entretanto há uma determinação do Ministério Público para que isso aconteça.

O sétimo inscrito, Washington da Mariquita, comentou sobre a falta de água no povoado Mariquita, mesmo depois de diversas cobranças a Deso ainda não solucionou o problema. Agradeceu ao Secretário de Obras Noel Souza e Lúcio Sales pelas recuperações das estradas que estão sendo realizadas, no Povoado.

Na Ordem do Dia foram aprovados:

- O Projeto de Lei nº 58/2017, do Poder Executivo Municipal (em redação final), que estima a receita e fixa a despesa do município de Lagarto para o exercício financeiro de 2018;

- O Requerimento nº 87/2017, de Alexsandro Carvalho, para que nos termos do art. 144, combinado com o art. 78 do Regimento Interno, após ouvido o plenário, a deliberação em Regime de Urgência Especial dos Projetos de Lei nos 55/2017; 72/2017; 74/2017; 76/2017; 77/2017 e 81/2017.

Na sequência, fez uso da palavra o Ilustríssimo José Severo dos Santos, explanando sobre as atividades desenvolvidas ao dia alusivo a consciência negra.