Última Sessão de novembro ocorreu nesta quinta-feira

por Administrador publicado 30/11/2017 12h00, última modificação 01/12/2017 12h57
Na última sessão do mês de novembro, pequeno expediente, o primeiro orador no pequeno expediente foi Josivan Rodrigues comentando sobre sua indicação para limpeza das ruas do Conjunto Loiola, bem como, em diversos outros bairros. Posteriormente, informou sobre o curso de equitação, que será realizado em Brasília (DF) entre os dias 3 e 16 de dezembro, ressaltando a importância dessa capacitação e que, diante da sua participação no curso, ele não estará presente nas últimas sessões do ano.

O segundo inscrito, Fábio Frank, comentou sobre o seu requerimento, aprovado na última sessão, que solicita a presença do secretário de Segurança Pública em audiência no município com o objetivo de traçar metas para que a população possa andar, trafegar pelas ruas em segurança, para que os comerciantes não tenham tanto medo de serem assaltados e os universitários possam se deslocar com segurança. Ressaltou, também, a forma como a guarda municipal tem sido efetiva em suas atribuições e solicitou apoio dos demais parlamentares para que o número máximo da população possa participar da reunião pública.

O terceiro Vereador, JC, comentou sobre o prazo de resposta concedido à prefeitura para que responda os ofícios enviados pelo Poder Legislativo. Em seguida falou sobre a atual situação do Povoado Estancinha, relacionada ao transporte escolar, merenda e atendimento médico. Informou que já solicitou à Secretária de Educação Vanda Monteiro a relação dos transportes que são pagos pelo Governo do Estado e os pagos pela Prefeitura.

O terceiro orador, Washington da Mariquita, disse em sessão que acompanhou, juntamente com o Secretário de Obras Noel Souza, a equipe da Caixa Econômica Federal para a licitação do calçamento do Jardim Campo Novo, Rio Fundo, Mariquita e Colônia Treze.

Na ordem do dia, foram aprovados os seguintes projetos:

- O de Lei nº 62/2017, de Baiano do Treze, que denomina Escola Municipal Edbaldo Conteira Celestino, no Povoado Açuzinho;

- O de Lei nº 75/2017, do Poder Executivo Municipal, que acrescenta o parágrafo único ao art. 5º da Lei nº 474, de 22 de Novembro de 2012, que autoriza o Poder Executivo a ceder o uso, à Universidade Tiradentes – UNIT, imóvel pertencente ao Município, localizado na Avenida Presidente Kennedy, nº 302;

- O de Resolução nº 12/2017, de Alexsandro Carvalho, que concede título de cidadania lagartense ao José Carlos Felizola Filho;

- O de Resolução nº 13/2017, de JC, que concede o título de cidadania lagartense a Carlucio Alves Pereira;

- O de Resolução nº 14/2017, de JC, que concede o título de cidadania lagartense a Vampler de Oliveira Guimarães;

- O de Resolução nº 15/2017, do presidente Ibrain Monteiro, que concede título de cidadania lagartense a Thiago Ranyere Leite Santos.

No grande expediente, o primeiro a fazer uso da palavra foi Josivaldo dos Brinquedos, falando sobre os trabalhos realizados na equoterapia. À parte, Josivan Rodrigues e Washington da Mariquita parabenizaram o vereador pela busca por melhorias tendo como objetivo melhores condições na prestação dos serviços dessa terapia.

O segundo orador, Gilberto da Farinha, comentou sobre a situação da saúde pública e informou a realização de um bingo, no Povoado Gravatá, em benefício de uma menina que está fazendo tratamento contra o câncer. Também comentou sobre a merenda no Povoado Jenipapo e o pagamento da agricultura familiar. Informou sobre a realização de uma cavalgada no Povoado e convidou todos os colegas para prestigiarem o evento, que terá como entrada um quilo de alimento, tendo como objetivo ajudar famílias carentes.

O terceiro inscrito, JC, comentou sobre a reforma da Praça do Povoado Jenipapo a qual está conta com funcionários suficientes. Disse que esteve no Matadouro de Lagarto, o qual tem aproximadamente 300 funcionários e que há um prazo determinado pelo Ministério Público para que o frigorífico se enquadre nos moldes exigidos, e que, segundo o engenheiro ambiental da Alisson Silva, serão necessários seis milhões para que  esteja dentro das exigências.

A quarta Vereadora, Creusa do Oiteiros, também discorreu sobre a precariedade da saúde pública. Posteriormente, comentou sobre a situação dos transportes escolares, onde não vêm sendo repassados os recursos pelo Estado desde o mês de junho - motivo este pelo qual alguns receberam o pagamento e outros não.

O quinto orador, Fábio Frank, falou sobre a cessão do espaço para o funcionamento da UNIT na cidade, informou que houve a prorrogação por mais um ano para a conclusão dos cursos de graduação por parte dos alunos. Em seguida afirmou que para que os projetos aprovados na Câmara de Vereadores tenham validade é necessário que tenham constitucionalidade, frisando a inviabilidade da aprovação de um projeto para doação dos boxes do mercado municipal.

O parlamentar JC questionou os motivos pelos quais em outras cidades são concedidos os usos, como ocorreu em Aracaju e em Lagarto não há a mesma possibilidade.