Usina sustentável é apresentada na Câmara

por admin publicado 21/12/2012 10h15, última modificação 11/06/2015 08h55
Empresário Railton Lima ilustrou as etapas de processamento do lixo urbano e falou que é preciso pouco para que o projeto seja implantado em Lagarto

O empresário e engenheiro industrial Railton Lima, na sessão desta terça (2), na Câmara Municipal de Lagarto, aceitando convite e solicitação do vereador Fábio Frank (PCdoB), apresentou para vereadores e público presente no plenário seu projeto sustentável de reaproveitamento de resíduos urbanos. Os vereadores também voltaram a polemizar as últimas blitzes no município.

Railton, que é diretor do Núcleo Railton Faz, explicou que o projeto consiste em uma usina de processamento de resíduos sólidos coletados nas ruas por caminhões de lixo. Segundo ele, a invenção é a melhor para realizar esse tipo processamento. "Essa tecnologia é cem por cento lagartense e é considerada a melhor do mundo para reciclar resíduos urbanos", destacou.

No vídeo apresentado por ele, os vereadores puderam observar a tecnologia empregada na prática, acompanhando as etapas de processamento do material reciclado através de uma usina já implantada no estado do Pará, onde resíduos de um frigorífico são transformados em produtos de utilidade como carvão, o que evita a retirada de madeiras florestais.

A tecnologia desenvolvida há cinco anos, apesar de ser lagartense e de patente do empresário, ainda não foi inserida no município. O engenheiro explicou que, embora o Protocolo de Intenções tenha sido assinado, a implantação do projeto foi paralisada. "Demos início às obras em abril, mas na campanha os investidores acharam arriscado continuar e entenderam que era melhor aguardar. Como o antigo prefeito não continuou, o Protocolo de Intenções não tem mais validade. É preciso de outro documento [assinado pelo novo prefeito]", esclareceu um dos questionamentos do vereador Carlos da Brasília (PT).

Apesar da dependência da prefeitura para ter a usina no município, Railton disse que o apoio público é mínimo. "Não precisamos de um centavo. Não precisa colocar um real para a nossa usina. Basta o caminhão de lixo ir para a usina ao invés de ir para o aterro", ilustrou.

Antes de finalizar, o engenheiro agradeceu ao espaço na Casa e à cobertura do Portal Lagartensenas ações do Núcleo Railton Faz na região. "O Portal Lagartense está sempre conosco mostrando o que há de bom em Lagarto. Nosso maior interesse é de informar as pessoas", concluiu.

Quem também defendeu a usina na cidade foi o vereador Fábio Frank, que analisou o projeto como um gerador de emprego e renda para população. "A renda do município aumenta porque são 40 pais de família trabalhando, além de empregar também por volta de 200 pessoas pelas associações", argumentou - segundo Railton, mais três empresas vêm junto com o projeto.

Mesa

Operação
A série de fiscalizações da Polícia Militar em Lagarto, através da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), acabou gerando ainda mais polêmica no plenário. Os vereadores voltaram a debater sobre o assunto na sessão desta terça.

Do lado de quem defende as fiscalizações está Pedrinho da Telergipe (PR), que entende que o trabalho policial é necessário para coibir irregularidades. "Tem que haver a fiscalização porque estão acontecendo muitos acidentes. Tem condutor que ‘enche a cara' e sai dirigindo. Estamos aqui para fazer as leis e a leis têm que ser cumpridas", comentou.

Já Fábio Frank compreende que os locais das blitzes poderiam ser restringidos. "Conversei com Gustinho Ribeiro semana passada para que ele falasse com o governador para que [a operação] deixasse de vir para o interior", falou.

"Segundo a polícia, as fiscalizações são para prender os ladrões, mas eu pergunto quantos ladrões foram presos?", perguntou.

Quem também questionou as operações, mas em outro sentido, foi o vereador Érico Menezes (PSDB). "Eu falei na terça-feira dessas blitzes e na quarta enviaram para a Brasília. Será que é perseguição política? Espero que não seja perseguição política", protestou o vereador.

Apesar do tema está sendo discutido em relação à esfera estadual, Carlos da Brasília (PT) tratou de explicar que o município tem de estar de acordo as fiscalizações. "Se eles estão fazendo essas blitzes é porque há autorização municipal. O trânsito é municipalizado e só podem apreender se houver autorização", falou.

Enilton da Farmácia (PMDB) propôs que os vereadores levassem o tema debatido para a reunião da próxima quinta-feira. "Eu queria que todos os vereadores fizessem parte dessa audiência, levando suas solicitações ao secretário de segurança pública", sugeriu.

A próxima sessão está marcada para quinta-feira (4), às 10h. O Portal Lagartense, através da TV Serigy, transmite às imagens ao vivo da câmara.

Fonte: Portal Lagartense