Vereadores parabenizam Festival da Mandioca e homenageiam o Sr. João Balbino dos Santos
O segundo orador, Josivaldo dos Brinquedos, comentou sobre a situação dos animais abandonados e requereu verbalmente a vinda, em sessão, de Amilton Fontes e Amanda, para que explanem acerca da competência do Centro de Controle de Zoonoses. O Vereador também informou sobre os benefícios conquistados para o município com o Festival da Mandioca.
O terceiro, Itamar de Santana, disse que, através de empenho do prefeito Valmir Monteiro, a 8ª Vara da Justiça Federal permanecerá no município, e que estudo técnico será realizado para que seja decidida a melhor localização para o funcionamento do órgão. Também comentou sobre a realização do Festival da Mandioca, oportunidade em que foram valorizados diversos artistas locais, bem como sobre benefícios proporcionado através da realização do evento.
A quarta Vereadora, Marta da Dengue, também parabenizou a organização do Festival. E, a pedido de duas cidadãs, solicitou médico para o povoado Urubutinga.
O quinto inscrito, Gilberto da Farinha, solicitou melhorias na rodovia que dá acesso ao Povoado Jenipapo.
O sexto Vereador a usar a tribuna, Josivan Rodrigues, também elogiou a realização do V Festival da Mandioca, destacando os benefícios alcançados. Posteriormente, comentou o título de cidadania lagartense concedido na sessão desta terça-feira, ao Sr. João Balbino, morador e um dos fundadores da Colônia Treze, enaltecendo as particularidades inerentes ao homenageado.
O sétimo orador, José de Carvalho, informou que a solicitação feita pelo Vereador Gilberto da Farinha será devidamente atendida. Também disse sobre os benefícios econômicos proporcionados através da realização do Festival da Mandioca e sugeriu que seja formada uma comissão com o objetivo de recorrer, junto ao Governo Estadual melhorias para o município.
O nono orador, Carlos Eduardo, parabenizou Josivan Rodrigues pela iniciativa em homenagear o Sr. João Balbino concedendo-lhe o título de cidadania lagartense. Em seguida, parabenizou a realização do V Festival da Mandioca.
O décimo Vereador, Washington da Mariquita, informou que o Ceac itinerante estará prestando serviços no Povoado Mariquita no próximo dia 5 de julho e que os mesmos serviços serão prestados no povoado Jenipapo e na Colônia Treze.
Finalizando o pequeno expediente, JC parabenizou a organização do Festival da Mandioca, afirmando ter sido muito benéfico para a cidade.
Na ordem do dia, foi submetido à discussão o Projeto de Lei nº 16/2017, do Vereador Joselmo Fontes, que institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo Poder Público no município de Lagarto. Após discussão, o Projeto de Lei foi aprovado em primeira discussão.
Posteriormente, foi à votação o Projeto de Lei nº 24/2017, de Itamar Santana, que reconhece como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do município de Lagarto, a Academia Lagartense de Letras – ALL. Após discussão, o projeto foi aprovado em primeira discussão.
Na sequência, foi à aprovação o Projeto de Lei nº 25/2017, de Itamar Santana e Josivaldo dos Brinquedos, que institui o ano de 2017 como Ano Adalberto Fonseca.
Em seguida, foi aprovado o Projeto de Lei nº 27/2017, do Poder Executivo, que o art. 2º da Lei nº 19, de 25 de outubro de 1968, quanto à denominação da Avenida Joaquim Dantas, que passa a ser denominada Rua Cel. Joaquim Dantas.
Logo após, foi aprovado o Projeto de Lei nº 29/2017, do Poder Executivo, que altera o parágrafo único do art. 1º da Lei nº 484, de 1º de março de 2013, que autoriza a filiação do Município de Lagarto, através do Poder Executivo, à federação dos municípios do Estado de Sergipe.
Por último, foi aprovado o Projeto de Lei nº 30/2017, do Vereador Alexsandro Dentinho que institui o Dia Municipal do Rock.
Finalizando a sessão, em atendimento à solicitação do Vereador Josivan Rodrigues, foi realizada a homenagem, através de entrega do título de cidadania lagartense, ao Sr. João Balbino dos Santos, morador da Colônia Treze, representante da Associação de Judô e Professor, Mestre e faixa preta em Judô.